Uma instalação convidou visitantes a entrar no universo de Andy Warhol na exposição Lost then Found

Planejamento de comunicação, Identidade Visual e Ambientação e Cenografia

Sempre nova e conectada a tudo que movimenta o mundo da moda, do entretenimento e das artes, a Ipanema trouxe para o Rio de Janeiro, com exclusividade na ArtRio 2013, a exposição ‘Lost then Found’, que revela Andy Warhol, o maior artista pop de todos os tempos, de maneira única.

Em parceria com a produtora Bedlam, responsável pelos direitos autorais da exposição, nós criamos uma instalação artística que transportava o visitante exatamente para a sessão de fotos realizada nos corredores do hotel La Belle Époque Style Royal Hotel, em 1981, por Warhol e Stevie Woods.

Foto do Girassol
Foto da fachada

A nossa missão era criar uma ação para as Sandálias Ipanema, patrocinadora oficial do ArtRio, levando para a feira um conteúdo que se enquadrasse no conceito do evento e da marca. Pensando nisso, o espaço da Ipanema foi dividido em seis ambientes diferentes, com objetivo de oferecer ao público uma experiência lúdica, interativa e sensorial.

Ao entrar sozinho na instalação, o visitante se deparava com um grande retrato de Warhol e se transformava no próprio fotógrafo durante o momento de intimidade que Woods e o ícone pop tiveram. Essa experiência se repetia por mais três salas, cada qual ambientada com um retrato, cor, iluminação, som e cheiros diferentes.

Foto da fachada

Na quinta sala, a experiência se invertia completamente, e o visitante se deixava fotografar enquanto segurava um girassol cenográfico, marca registrada do trabalho de Woods. Esta sala, cujas paredes eram forradas de papel prateado, fazia referência ao famoso ateliê The Factory de Warhol.

Para fechar a experiência com chave de ouro, na última sala surpreendemos o visitante exibindo a imagem retratada na sala anterior em meio à série de fotografias inéditas da instalação. Essas imagens também eram postadas do fanpage de Ipanema no Facebook, comprovando a célebre frase de Warhol de que todas as pessoas algum dia terão os seus 15 minutos de fama!

Foto da fachada

Com uma proposta artística e social, a ativação contou ainda com a participação dos estudantes da ONG Escola Spectáculu, que personalizaram pôsteres da exposição colocados à venda junto com exclusivas Ecobag e Sandálias Ipanema. A renda foi totalmente revertida para o projeto social.

Six pack

Como resultado do projeto “Lost then Found”, o espaço da Sandálias Ipanema virou um dos grandes destaques do ArtRio 2013, com ampla divulgação na mídia nacional. Ao todo visitaram a instalação cerca de 6 mil pessoas, que graças à interatividade causaram um grande buzz nas redes sociais da marca Ipanema.

Six pack
Descanso de copo, cardápio e snackbar da entrada
Todas Histórias