Livros como instrumento

Livros como instrumento

Livros como instrumento

2019

Editora Sextante

Novo portal para a Editora Sextante

Editora Sextante

Desde 1998, a editora Sextante oferece ao mercado publicações que tratam sobre temas importantes para a plena realização humana. Seu tempo de vida e catálogo de mais de 10 mil títulos lhe garantem destaque entre as maiores editoras nacionais.

Aproximar a marca de seus consumidores, através do conteúdo publicado pelo site, foi o desafio proposto a 6D, com o desejo de apresentar ao leitor outros títulos e autores similares aos seus interesses.

Imersão e análise de dados como ponto de partida

Com esse objetivo em mente, fizemos uma imersão de duas semanas, onde foram feitas entrevistas com os acionistas e pessoas-chave dentro da organização da editora. Também foram realizadas análises de dados estatísticos, através do Analytics, e de mapas de calor e de cliques, utilizando o software Hotjar.

Durante a imersão exploramos os seguintes aspectos do negócio:

  • Quem é o público?
  • Qual é o problema a ser resolvido?
  • O que os números e dados de uso apontam?
  • Quais métricas de utilização devem ser melhoradas?

 

A partir dessas análises, percebemos que o principal problema do site antigo era manter o usuário consumindo o conteúdo da editora, gerado através do blog, vídeos dos autores, etc.

“O problema era causado, principalmente, pelos “becos sem saída” que obrigavam o usuário a utilizar o menu para encontrar outro conteúdo, caso desejasse prosseguir com a navegação. Faltavam referências para que ele pudesse seguir um fluxo, de maneira intuitiva e fácil, dentro do site. A maior dica para esse problema apareceu quando comparamos as métricas de páginas por sessão e tempo médio de navegação nos diferentes pontos de entrada do site.” – conta Guilherme Moreira, UX designer.

Novo portal, melhor navegação

A partir disso, fizemos todo o redesenho do portal da editora, o que se tangibilizou em uma nova identidade visual e mais recursos de navegação.

O resultado veio rapidamente: em relação ao mesmo período, comparado ao ano anterior, tivemos:

  • Redução de 17% no bounce rate
  • 33% a mais de tráfego de usuários mobile
  • 40% a mais no tráfego geral
  • 40.5% a mais de pageviews geral
  • 41% de conversão
  • Dos 182 mil usuários que entraram no site, 78.7 mil cumpriram a meta de tempo de navegação que foi estipulada.