2017

Reserva

Estratégia digital para e-commerce

Identidade de marca, design de experiência

Experiência do offline para o online

A Reserva é uma marca masculina consolidada no mercado brasileiro. Com linguagem irreverente, tanto em campanhas, quanto em pontos de venda, faltava adequar o e-commerce da marca ao seu universo.

Atentos à necessidade de oferecer uma experiência de compra mais simples e eficiente, a marca precisava levar esse novo posicionamento também para as vendas online.

Melhor conversão através de experiência de usuário

Para impulsionar o crescimento da Reserva no ambiente digital, coube à 6D a reformulação do seu e-commerce. Nossa missão era contribuir com nossa expertise em design e arquitetura de informação, com o desafio de aumentar as vendas do site, alcançando o dobro de conversões.

O trabalho teve quase um ano de duração, começando um processo de conhecimento profundo de público interno e externo. Entrevistamos sócios, gestores, vendedores e colaboradores da marca e também nos dedicamos a conhecer e entender os tantos públicos que já usavam a plataforma para, realizar algo, de fato, relevante para os usuários, que representasse a marca e reforçasse seu posicionamento.

Desenvolvemos uma usabilidade robusta, já que o site comercializa muitos produtos e precisa oferecer diversas variáveis de busca, filtros e ordenações, além de uma categorização bastante ramificada.

Produzimos o site em versões para desktop e para dispositivo mobile, com a releitura de labels, nova organização do menu e melhorias no campo de busca: “O usuário sempre terá algum resultado, ainda que ele não seja totalmente relacionado à busca”, explica Bruno Fraga, Diretor de Criação da 6D.

Demos destaque para a parte Institucional e destinamos um espaço para incluir a descrição dos produtos, oferecendo informação útil para o usuário e mais valor para as peças.

Para evitar o abandono de carrinho, garantimos ao usuário a oportunidade de concluir a jornada de compra a qualquer momento, mantendo o carrinho sempre visível. Outra forma que encontramos para estimular a compra foi manter o carrinho unificado com outras bandeiras da marca, como Reserva Mini e Faça.Vc. É possível transitar entre as lojas e adicionar os produtos escolhidos a um mesmo carrinho.

Ao longo do projeto, muitas funcionalidades desenvolvidas pela marca foram implementadas aos poucos no site, e adaptamos nosso trabalho a elas. Antes de lançar a nova interface, testamos apenas o menu novo e verificamos um aumento de 15% nas conversões.

Antes de executar todas as mudanças propostas, fizemos um teste de usabilidade para sentir o comportamento do uso das duas versões do site. Totalmente baseados em design de interação, conseguimos aprimorar a experiência de compra, alavancando as conversões.

Site 2.0 para o Faça.Vc

FaçaVc é o serviço online de customização de peças da Reserva. Nossa missão era criar um site 2.0 para ele, que rodava apenas no desktop. Era preciso dar ao usuário a possibilidade de adicionar imagem, texto e templates (mistura de imagem e textos pré-definidos) aos produtos. A versão 1.0 só permitia a inclusão de texto, com opções limitadas de cor e layout.

Separamos as entregas para o cliente em sprints, sendo cada um deles referente a uma etapa da edição da camiseta. Essa visão foi determinante para o resultado do projeto: “Começamos a perceber que na versão do desktop não haviam tarefas a serem cumpridas. Faltava uma maior orientação ao usuário sobre cada estágio da criação”, explica Guilherme Moreira, UX Designer da 6D.

Definimos que a experiência começaria com o usuário selecionando o tipo, o modelo e a cor do produto que ele gostaria de customizar. A seleção de um template, para quem deseja um layout pré-definido, também é ofertada nessa etapa.

A segunda entrega seria a customização da camiseta, quando são adicionados o texto e a imagem à peça.

Na última entrega, apresentamos a finalização da compra. Mantendo o padrão da experiência desenvolvida até então, criamos uma forma de criar vários produtos dentro de uma mesma compra. Finalizada a customização, o usuário pode escolher se deseja seguir para o pagamento, criar outro produto com a mesma estampa ou desenvolver um novo produto desde o início. Dessa forma, desenvolvemos uma forma única de criar peças únicas.

Ficha técnica: Bruno Fraga, Lula Freitas, Fabiana Marzan, Marcela Souza, Guilherme Moreira, Leandro Bulkool, Melissa Toledo, Vinicius Lauria, Gabriela Zuquim