O documentário “Bernardes” é um marco na produção audio-visual da 6D Filmes.

Filme Documentário, Mídias Sociais

Indicado ao É Tudo Verdade e vencedor do Prêmio Lusófonia, do Arquiteturas Film Festival de Lisboa, Bernardes é um grande sucesso dentro e fora dos cinemas.

Acostumada a criar e produzir filmes publicitários ou institucionais, a 6D produziu o seu primeiro filme longa-metragem. Co produzido pelo canal a cabo GNT, apresentado pela BR Brokers, com patrocínio da Prefeitura do Rio, Ancine, Estácio e BM&A Advogados e co-patrocínio da Concremat e Copelmi, o filme conta a história, feitos e reviravoltas da brilhante e polêmica vida profissional e familiar de um dos maiores e mais polêmicos arquitetos do Brasil.

Foto da Sergio Bernardes

Através de visitas aos principais projetos e de encontros com pessoas que conviveram com Sergio em diferentes etapas de sua vida - ou por ele foram influenciadas -, o arquiteto Thiago Bernardes, neto de Sergio, colheu peças de um instigante quebra-cabeças que lhe revelaram uma personalidade afiada, inventiva, bem-humorada e pouco conhecida até então.

Foto
Fotos
Fotos
Fotos
Fotos
Foto

O acervo de manuscritos, plantas e projetos de Sergio – guardado intacto desde sua morte em 2002 – e uma carta escrita por ele, comunicando à primeira esposa sua ruptura com a família e com a arquitetura de residências, são alguns dos pontos cruciais desta jornada. A busca de Thiago é também a busca de sua família, de inúmeros arquitetos e urbanistas; estudantes e pensadores que guardam em si um pouco da chama visionária e iconoclasta de um homem incompreendido que viveu à frente do seu tempo.

Foto

O documentário, que ficou em cartaz no circuito comercial durante cinco semanas, em 11 cinemas de oito estados, recebeu críticas positivas de grandes nomes como Marcelo Janot, Miguel Barbieri Jr e Carlos Alberto Mattos Jr. Depois da sua caminhada pelas telonas, estreou no canal GNT em agosto de 2014, sendo exibido também no canal on demand do NOW, da TV por assinatura NET.

Também em 2014 o filme foi indicado no Festival É Tudo Verdade, na Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragen, e também para o Prêmio Lusófonia, do Arquiteturas Film Festival de Lisboa, da qual saiu vencedor. Mais recentemente, já em 2015, foi exibido em Londres, no respeitado centro de artes Barbican, em evento realizado pelo The Architecture Foundation, contando, nesta ocasião, com matéria de página inteira no tradicional e super respeitado jornal britânico, The Guardian.

Em 2015 o filme segue seu “vôo” internacional e em breve será exibido na Nova Zelândia, durante o festival New Zealand Architecture + Design Film Festival 2015 e também em Rotterdam, Holanda, durante o Architecture Film Festival Rotterdam 2015.

Foto
Todas Histórias