TÉCNICAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS - Casa 6D

19:00 | quinta-feira

19:00 | quinta-feira

12.09.19

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS

Pensar uma arquitetura que priorize técnicas construtivas sustentáveis é cada vez mais necessário para a preservação do meio ambiente. Como estabelecer o elo entre a natureza e o que construímos?

Em um bate-papo, Fernando Minto e Lucas Ripper falam sobre sua experiência com materiais naturais e suas possíveis aplicações. A ideia é estimular uma troca sobre o tema, esclarecendo dúvidas e inspirando novos olhares para a arquitetura e o entorno.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

Fernando Minto

Arquiteto urbanista, é mestre em Tecnologia pela FAU USP e doutorando pela FAU UFRJ. Sócio dos escritórios FATO arquitetura (2002 – 2006), Local Tecnologia e Construções (2005 – 2007), Matéria Base arquitetura e urbanismo (2006 – Presente) e Abacate – Natureza e Tecnologia (2018 – Presente). Sócio-fundador da ABCTerra (Associação Brasileira de Construção com terra) desde 1997, associado da Rede brasileira TerraBrasil e da Red Iberoamericana Proterra, desde 2002. Foi associado da assessoria técnica USINActah entre os anos de 2006 e 2013, trabalhou como gestor de projetos para a Secretaria de Habitação de Taboão da Serra (SP) e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de SP), lecionou em 7 diferentes faculdades de arquitetura e urbanismo com ênfase em tecnologia, urbanismo e projetos de arquitetura. Autor de diversos projetos de arquitetura e de urbanismo, constrói com terra, desde 1997, tendo acumulado dezenas de obras em seu currículo.

 

Lucas Ripper

Graduado em Geografia pela PUC-Rio (), é mestre em Geografia PUC-Rio (2007), Doutorado em Design PUC-Rio com estágio na Universidade da Califórnia – Irvine (UCI), no Laboratório de Testes Estruturais Sísmicos da Engenharia Civil, e Pós-doutorado Engenharia Civil PUC-Rio (2011-20). Há 24 anos, se dedica na pesquisa do bambu e dos biomateriais, tais como fibras vegetais e terra, no LILD (Laboratório de Investigação em Livre Desenho / Departamento de Artes & Design PUC-Rio), com foco na sua aplicação em objetos e arquiteturas temporárias e permanentes. Professor da área de sustentabilidade da Escola Parque (Gávea) e professor de cursos introdutórios e avançados de bambu.

Em 2018 Fundou a empresa Ripper Bamboo School, com objetivo de fornecer serviços acerca do uso do bambu nas áreas de cursos, cenografia, arquitetura e laboratório de produtos. Atualmente a empresa atua nestas 4 vertentes disseminando a educação ambiental, valorizando a tecnologia para uso dos biomateriais (tais como bambu, taipa, fibras vegetais), por meio dos processos artesanais de produção para arquiteturas temporárias ou permanentes. Buscando sempre a inovação em produtos e processos com potencial ecológico.

 

 

Técnicas construtivas sustentáveis  II 6DX com curadoria Bernardes Arquitetura

Quando: 12/09

Horário: A casa abre às 19h. O evento vai de 20h às 22:30h.

Rua Corcovado, 250 – Jardim Botânico

 

PARCEIROS