2019

Griffus

Branding e identidade visual para marca de cosméticos

identidade visual, Branding, Comunicação

Branding e identidade visual para marca de cosméticos

Com 40 anos de história, a Griffus é uma marca de produtos de cosméticos, que conquista consumidores pela diversidade de suas linhas, com ótima relação custo benefício.

Localizada no Espírito Santo, tem fábrica própria, o que lhe garante agilidade no desenvolvimento de novos produtos, atendendo às tendências do mercado.

Nova identidade visual para linha Quero Cabelão

O primeiro desafio com a Griffus foi criar uma nova identidade visual que destacasse a linha Quero Cabelão.
Para para chegar a um discurso sensível aos seus públicos-alvos, usamos metodologia do Brand Sprint 6D,  e, a partir desse olhar empático, criamos um visual que destaca a Griffus dos produtos de cabelo hoje existentes no mercado.

Para desenvolver a nova identidade visual, descobrimos as user personas da linha e, a partir delas, chegamos a uma proposta de valor assertiva, alinhando o propósito aos anseios de seus públicos-alvos. Depois, desenvolvemos a brand persona. Tudo serviu de base para a criação, da aplicação nas embalagens ao guia para a comunicação.

“Optamos por cores vibrantes e formas orgânicas, trazendo a textura de aquarela junto a linhas retas e onduladas, que entram pelo layout e remetem os vários tipos de cabelo e à diversidade da mulher. Tudo isso conversa com a brand persona, alegre e determinada. E para remeter ao fortalecimento, identidade e crescimento, que são buscas do público-alvo, trouxemos uma fonte que transita de um peso leve, light, para uma fonte maior, bold. Essa transição também traz movimento e alude a um discurso que, conforme ganha mais propriedade, se torna mais forte e presente. A extensão do “til” na letra A remete ao cabelão.”, explica a designer Gabi Rocha.

Com o sucesso da primeira experiência, o projeto se desdobrou em um segundo trabalho para a linha profissional da marca. Nesse projeto fizemos naming, identidade visual e embalagens. A experiência nos mostra que incluir o cliente no processo agrega muito valor ao projeto.

Ficha técnica

6D: Emilio Rangel

Parceira 6D: Gabi Rocha