Imersão e análise de dados como ponto de partida
Com esse objetivo em mente, fizemos uma imersão de duas semanas, onde foram feitas entrevistas com os acionistas e pessoas-chave dentro da organização da editora. Também foram realizadas análises de dados estatísticos, através do Analytics, e de mapas de calor e de cliques, utilizando o software Hotjar.
Durante a imersão exploramos os seguintes aspectos do negócio:
- Quem é o público?
- Qual é o problema a ser resolvido?
- O que os números e dados de uso apontam?
- Quais métricas de utilização devem ser melhoradas?
A partir dessas análises, percebemos que o principal problema do site antigo era manter o usuário consumindo o conteúdo da editora, gerado através do blog, vídeos dos autores, etc.
“O problema era causado, principalmente, pelos “becos sem saída” que obrigavam o usuário a utilizar o menu para encontrar outro conteúdo, caso desejasse prosseguir com a navegação. Faltavam referências para que ele pudesse seguir um fluxo, de maneira intuitiva e fácil, dentro do site. A maior dica para esse problema apareceu quando comparamos as métricas de páginas por sessão e tempo médio de navegação nos diferentes pontos de entrada do site.” – conta Guilherme Moreira, UX designer.
Novo portal, melhor navegação
A partir disso, fizemos todo o redesenho do portal da editora, o que se tangibilizou em uma nova identidade visual e mais recursos de navegação.
O resultado veio rapidamente: em relação ao mesmo período, comparado ao ano anterior, tivemos:
- Redução de 17% no bounce rate
- 33% a mais de tráfego de usuários mobile
- 40% a mais no tráfego geral
- 40.5% a mais de pageviews geral
- 41% de conversão
- Dos 182 mil usuários que entraram no site, 78.7 mil cumpriram a meta de tempo de navegação que foi estipulada.
Ficha técnica
6D: Bruno Fraga, Fabiana Marzán, Guilherme Moreira, Lula Freitas e Vinícius Lauria.
Parceiro 6D: Rainer Eduardo Lopez