2017

La Carioca

Identidade visual e embalagem La Carioca

Estratégia de marca, Identidade de marca, design de experiência

Navegando por sabores e temas latinos para criar uma identidade visual carioca

Inaugurada em 2011, a La Carioca foi uma das primeiras cevicherias do Rio de Janeiro. O ceviche peruano aportou, no melhor estilo carioca, em charmosos restaurantes/bares no Jardim Botânico e Ipanema.

Sempre criando com total liberdade, nossa participação começou na ambientação, que foi desenvolvida em parceria com as arquitetas Anna Backhauser e Eliane Fachetti. Além da ambientação, trabalhada em madeira e materiais rústicos para criar um ambiente bem despretensioso e aconchegante, criamos a identidade visual usando temas andinos e uma padronagem criada pela estilista Isabela Capeto.

O peixe namorado, carro-chefe da casa, virou a grande estrela da marca. Para o branding online e offline da cevicheria, desenhamos também letreiros, cardápios e todo o material de suporte.

As cervejas artesanais produzidas pela casa foram decoradas com rótulos e ganharam uma embalagem 6 pack. Já os jogos americanos ganharam poemas peruanos impressos, para tornar a experiência gastronômica latina ainda mais enriquecedora para os clientes, que puderam também visitar a La Carioca em uma instalação montada durante o ArtRio 2012.

A parceria com a marca foi extremamente importante para compor esse trabalho e fez com que os consumidores cariocas embarcassem na onda do ceviche. Criamos uma embalagem, no estilo “take away”, que deixava o visitante apreciar o cardápio de forma dinâmica, sem perder o sabor peruano.

Pelo projeto criativo de Food Service, a 6D venceu na categoria bronze do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira em 2013. O projeto ainda rendeu uma importante premiação na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil, na categoria identidade visual, consolidando uma continuidade nessa parceria bem carioca.

O Site La Carioca

A identidade visual do La Carioca foi a base de construção do site, com destaque para fotos de pratos e do restaurante, aproximando o consumidor da experiência proporcionada pela marca. Para uma navegação fluida, menus diferenciados para os cardápios ganharam ilustrações, como ícones diferentes para os tipos de prato, dando mais personalidade aos mesmos. As formas em carimbo e com textura remetem ao principal ponto da composição inicial da identidade do La Carioca: a pintura dos barcos.

Ficha técnica: Bruno Fraga, Vinicius Lauria, Leandro Bulkool