2014-2019

Fazenda Soledade

Rebranding e identidade visual para cachaçaria brasileira

Estratégia de marca, Identidade de marca

Cachaça Soledade

Desde 1977, a Fazenda Soledade dedica-se à produção de cachaça de alta qualidade. Equilibrando técnicas de produção artesanal, tecnologias que asseguram qualidade e práticas ambientalmente responsáveis, sua adega é localizada em Nova Friburgo, em área de proteção ambiental. Com larga tradição, o desafio era criar uma linha premium e dar identidade à ela.

Identidade visual para cachaçaria Soledade

Para criar a identidade visual da linha Premium Madeiras do Brasil, fizemos o rebranding tanto da embalagem, quanto da marca e do nome: Cachaça Fazenda Soledade tornou-se Cachaça Soledade. O ponto de partida foram as madeiras dos tonéis onde são envelhecidas, sendo elas: Ipê, Jacarandá, Bálsamo, Umburana, Jequitibá e Pau Brasil.

Identidade brasileira em linha Premium

“A linha Premium valoriza as madeiras nacionais e, por isso, cada cachaça tem uma paleta cromática baseada nelas, a partir dos seus tons ou a partir da lembrança a qual remetem seus aromas (mais leve, mais fresco ou mais forte). A parte tipográfica traz a referência dos stencils, remetendo às tipografias dos tonéis.” – explica a designer Nandi Barbosa, que fez parte do projeto de identidade visual para a cachaçaria e foi responsável pelas ilustrações.

 

“Cada garrafa tem um selo com a ilustração da árvore correspondente, com um traço inspirado na xilogravura. Essa mesma inspiração aparece no verso do rótulo, que traz a ilustração da plantação de cana, a matriz-base da cachaça, e de um guaxe, passarinho que existe na fazenda.”, complementa ela.

 

“A frente dos rótulos traz o nome Soledade em hot stamping e uma ilustração sutil, rebaixada, do alambique da fazenda, que também aparece nos tags. A tampa traz um carimbo de cera. Um dado interessante: a ilustração é impressa distorcida e essa distorção é corrigida, quando você a visualiza através do líquido”, explica Emilio Rangel, diretor de criação.

Rum Soledade

“A origem do rum foi no Brasil do século XVI, precisamente em Pernambuco, ocupado pelos holandeses”, como conta Vicente Bastos, sócio da Fazenda Soledade. O ciclo do açúcar em todo Brasil propiciou o surgimento de destilados que, mais tarde, seriam chamados de cachaça. Quando os holandeses foram expulsos de Pernambuco, na segunda metade do século XVII, levaram tecnologia, equipamentos e mudas de cana, primeiramente, para o Caribe. Lá ocorreu o início da produção de destilados que acabaram sendo conhecidos como rum.

Pensado para exportação, o primeiro produto desenvolvido, em 2017, foi o Rum Ipê. Como foi pensado para dialogar com a cachaça, ainda que não faça parte da família, foi mantida a mesma paleta, apenas mudando a tipografia para um visual um pouco mais vintage e acrescentando o elemento de palha no gargalo.

“A ilustração do verso retrata o alambique da fazenda, com canas na frente, enfatizando ainda mais o espaço (enquanto a cachaça enfatiza a cana). As ilustrações continuam seguindo a inspiração da xilogravura. O rótulo puxa para tradição brasileira, um apelo para a exportação. O rum do Brasil é um produto novo no mercado, porque as pessoas não o associam ao nosso país.”, explica Nandi.

“Como produtores de cachaças premiadas, vislumbramos que igualmente poderíamos produzir rum com sucesso e história. Outro aspecto que nos impulsionou foi a exportação de cachaças para a França, onde ocorre um grande boom do rum. Enxergamos uma oportunidade e lançamos um rum autenticamente brasileiro.”, conta Vicente, que lançou, junto com o irmão e sócio Roberto, duas versões: Branco e Ipê.

O Rum Branco Soledade é cuidadosamente destilado do melaço e do caldo fresco da cana fermentados. Autenticamente brasileiro, descansado apenas por 3 meses em barris de Jequitibá, leve toque da madeira, sensorialmente muito suave, frutado e persistente no paladar.

Embalagem para edição especial

Em 2019, para o Natal, foi lançada a Madeiras Brasileiras Collection, uma caixa em edição especial com 3 cachaças – Bálsamo, Umburana e Ipê -, em versões de 200ml.

A coleção exclusiva foi criada para exportação na França e inclui a Bálsamo, premiada internacionalmente.

 

Ficha técnica

6D: Emilio Rangel, Fabiana Marzán, Gabriela Zuquim, Nandi Barbosa, Nina Taddei e Pedro Palmier.